Polo Universitário Verdes Vales de Treze Tílias

O Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil, criado pelo Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006,  tem como foco o desenvolvimento da EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Propõe-se levar a educação gratuita e de qualidade aos municípios que não têm acesso a cursos de nível superior e ampliar a taxa de escolarização brasileira. É um sistema formado por um conjunto de Instituições Públicas de Ensino Superior – IFES e por Polos de Apoio Presencial, configurando-se em uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, com o intuito de criar as bases para uma Universidade Aberta e à distância no País, assim entendida como a articulação entre as  IFES, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios.

O    Polo   Universitário Verdes   Vales   de    Treze Tílias,     criado e   nomeado

através da Lei  1582/2007 de 18/04/2007, está localizado na Rua  Franz Pointl, s/nº, ao lado da Escola de Língua Alemã Karl Ilg,  e tem suas instalações em funcionamento desde o início do ano de 2008. O Polo foi organizado a partir de um  acordo firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Educação – MEC,  bem como de um convênio, firmado e homologado por lei, entre a Prefeitura Municipal e a                UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.  A UFSC, localizada em Florianópolis-SC,  é considerada  uma das cinco maiores e melhores universidades brasileiras em  qualificação do seu corpo docente e discente, do ponto de vista da população diretamente envolvida.

O Polo de Treze Tílias possui uma equipe composta por um coordenador, dois tutores presenciais por curso e um técnico em informática, e  tem a função de organizar, orientar, mediar e  auxiliar   os acadêmicos em suas atividades. É no Polo que o acadêmico encontra toda a estrutura disponível para realizar seus estudos, participar dos encontros presenciais e encontrar seu tutor presencial e seus colegas de curso. O Polo de Apoio Presencial de Treze Tílias também disponibiliza aos acadêmicos: biblioteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet, equipamentos para a realização das videoconferências, salas de estudo, assim como suporte técnico e administrativo.

Atualmente, são oferecidos três cursos de Graduação, entre eles Letras-Português,  Letras-Espanhol e  Licenciatura em Matemática, e um curso de Pós-Graduação em Formação de Professores de Tradução Literária Português-Inglês e Português-Espanhol,  pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, os quais são  ministrados na modalidade a Distância,  de segunda a sexta-feira, no período noturno, e aos sábados quando constar no cronograma dos cursos.

No decorrer dos cursos os acadêmicos participam de:

encontros presenciais  por disciplina, no Polo,  com os professores da UFSC;

aulas por videoconferência, realizadas pelos professores das disciplinas, com a

participação on-line de todos os polos simultaneamente;

encontros de estudos com os tutores presenciais para esclarecimentos

de dúvidas e aprofundamento de questões;

avaliações presenciais elaboradas pelos professores e aplicadas pelos tutores

presenciais  no   Polo;

atividades semanais  realizadas e postadas  através do Ambiente Virtual de

Aprendizagem – AVEA, para tutores e professores UFSC;

atividades extra-curriculares chamadas ACC- Atividade Científico-Culturais e

PCC – Prática de Ensino  como Componente Curricular,  visando a interação da comunidade   acadêmica com a sociedade e com  o objeto de seu estudo.

Além da clientela local, o Polo Universitário Verdes Vales de Treze Tílias  conta com acadêmicos  de vários municípios da Região Oeste, entre eles: Arroio Trinta, Água Doce, Campos Novos, Chapecó,  Friburgo, Herval D´Oeste,  Ibicaré,   Joaçaba,    Jaborá,   Luzerna,  Salto Veloso e Tangará .

Para o segundo semestre do ano de 2009 está prevista a abertura do Curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, um curso de capacitação para Professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, que será oferecido através do    IF-SC –  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.  E para o ano de 2010 também estão previstos vários cursos de 1ª e 2ª Licenciatura, através do programa Plataforma Freire, do Governo Federal,  para professores que estão atuando em sala de aula, para aqueles que queiram complementar sua graduação com uma segunda licenciatura ou para quem tem apenas bacharelado em alguma das áreas a serem ofercidas. Entre os cursos previstos estão : Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Letras-Espanhol, Letras-Português, Letras-Inglês e Filosofia (oferecidos pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina) e  o Curso de Pedagogia, oferecido pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.