Orquestra do Castelo de Schönbrunn

Treze Tílias preserva suas origens com tanto orgulho, que é possível perceber no olhar de cada trezetiliense a alegria toda vez que o Maestro comanda sua Banda ou um sapateado começa no palco. Mais ainda,quando a cidade recebe a ilustre visita vinda da Pátria mãe. Foi assim ontem,dia 16 de dezembro,quando a Orquestra do Castelo de Schönbrunn, de Viena, Áustria se apresentou e foi aplaudida por uma platéia emocionada. O público superou as expectativas da organização e fez a magia do Natal de Treze Tílias, se acender novamente.

A Orquestra está no Brasil, realizando uma turnê pelo estado de Santa Catarina e além de Treze Tílias, fez e fará apresentações também nas cidades de Chapecó, Caçador, Joinville, Pomerode e Florianópolis. O grupo veio ao Brasil através da Sociedade Austro Brasileira e do Instituto Selvino Caramori. A apresentação não teve custo de cachê para a cidade, apenas despesas com alimentação

Com um programa variado diariamente, a orquestra que vem se apresentando desde 1997, traz no seu repertório as mais belas melodias do compositor austríaco Johann Strauss e Franz Lehar, além da surpresa final preparada para as apresentações no Estado.

 

A primeira parte do programa está repleta das tradicionais polkas austríacas, seguido das valsas e das alegres czardas, dança típica acompanhada de violinos. No palco, dois cantores líricos, um soprano, um barítono dão toda atmosfera ao ambiente clássico, fazendo do Natal de Valsas Vienenses um momento inesquecível.

 

A orquestra é conduzida pelo Maestro Andrés Gárcia, nascido na Colômbia, residente na cidade de Viena desde 2000. Seus estudos começaram aos oito anos de idade, com as primeiras lições ao piano.

A Orquestra encerrou a noite com o clássico Brasileirinho de Villa Lobos, conhecido por todos os brasileiro e que foi aplaudida de pé pela platéia.

A orquestra integrou as apresentações de Natal. Aconteceu também, na terça-feira dia 15, uma Palestra Show Ecumênica com Antonio Cardoso, que trouxe uma mensagem de final de ano, além de um olhar especial sobre a família.

No final de semana acontece a Eine Schöne Weihnachtsnacht – Uma Bela Noite de Natal, onde cantores e instrumentistas se apresentam de sacadas e janelas de diversos pontos do centro. Esta apresentação acontecerá no sábado dia 19 de dezembro. Nesta noite haverá também apresentações de grupos de Danças e músicas. No domingo, dia 20, acontece o Natal das crianças com a chegada do Papai Noel, que trará presentes a todas as crianças.

Weihnachten in Dreizehnlinden – Natal em Treze Tílias. Cultural, Mágico e Envolvente.