Trezetilienses ligados ao Turismo conhecem o potencial turístico de Água Doce.

Na última segunda feira, 25, um grupo de pessoas ligadas ao turismo de Treze Tílias, estiveram no município vizinho de Água Doce para fazer um roteiro turístico pelas belezas naturais deste, que é um dos maiores municípios em extensão, de Santa Catarina. Entre o grupo estava o Prefeito Municipal de Treze Tílias, Romeu Luiz Rabuski e a Primeira Dama, Claudete Soares Rabuski; a Secretaria de Turismo, Dirlei Barbieri Rofner e a Assessora Karina Zieher; a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Manuela Rodrigues, além de donos e funcionários de hotéis, parques e outros empreendimentos turísticos. O passeio foi acompanhado pelo Prefeito em exercício de Água Doce Clair Antonio Gemelli, sua esposa, pela Prefeita licenciada Nelci Fátima Trento Bortolini e pela responsável pelo Turismo do Município, Kárin Côrso.

O Roteiro incluiu a visitação ao Parque Eólico, na divisa com o Paraná, um delicioso almoço cabloco em uma fazenda, cachoeiras e visitação e degustação de vinhos finos de altitude, na Vinícola Villaggio Grando, que é um dos pontos mais altos do município.

O Parque Eólico de Água Doce será um dos maiores do Brasil até o final de 2010, quando serão instaladas mais 86 máquinas no território do município, totalizando 109 máquinas. A tecnologia é de ponta e o investimento é privado. O município terá, em 2010, um acréscimo considerável na arrecadação, pois passará a receber os roytes pela instalação do Parque. O interior do município conta com diversos pontos para visitação e exploração do turismo rural

O intuito em convidar o pessoal de Treze Tílias para conhecer os roteiros que poderão ser oferecidos, segunda a Prefeita Nelci “é mostrar o potencial do município a quem tem grande experiência nessa área para que estes possam auxiliar na implantação do turismo no município”. A cultura cabloca é muito forte em Água Doce e esse é um diferencial a ser explorado.

O Prefeito de Treze Tílias frisou “que para o município essa integração será muito importante já que Água Doce não oferece uma grande infra-estrutura na rede hoteleira, diferente de Treze Tílias que poderá oferecer mais opções de passeio aos turistas”. Ele frisou ainda que para os municípios se desenvolver turisticamente é necessário a união dos poderes públicos e o investimento também da iniciativa privada.

Quem participou do passeio achou muito proveitoso e que com todo o potencial da cidade, Água Doce terá muito êxito nesta empreitada. Os trezetilienses responderão um questionário levantando os pontos positivos e negativos para que a equipe de Água Doce possa se estruturar.

O passeio terminou com um maravilhoso café colonial, com a foto de recordação e a certeza de que o turismo regional ganhará muito com a integração dos roteiros de Água Doce, inclusive o Tirol Brasileiro. A chuva que caiu neste dia só colaborou para deixar um gostinho de “quero mais”, especialmente da culinária que agradou muito o paladar tirolês.