Treze Tílias participa do 1º Salão de Turismo – Roteiros de Santa Catarina e a Edição 2010 da Tirolerfest é lançada no evento.

O 1º Salão de Turismo – Roteiros de Santa Catarina que acontece entre os dias 22 e 27 de Março em Florianópolis, abre espaço e oportunidades para que os roteiros turísticos do estado possam mostrar seu potencial. A cidade de Treze Tílias está representada no evento, no stand do Vale do Contestado, a maior das 10 regiões turísticas de Santa Catarina, abrangendo 62 municípios. Neste espaço estão a Rota da Amizade, Rota Italiana e Rota Trilhos e Caminhos do Contestado, representando seus municípios associados. O stand do Vale do Contestado ganhou destaque na feira com a reprodução da Maria Fumaça e da estrada de ferro, protagonistas da história do Contestado. Os municípios da região estão representados em imagens turísticas que são reproduzidas em TVs, imitando as janelas e o vagão de um trem.Na noite de terça-feira, dia 23 de março, a Secretária de Turismo Indústria e Comércio de Treze Tílias, equipe da administração municipal e integrantes de grupos folclóricos da cidade, estiveram presentes no evento para lançar a Tirolerfest 2010. O lançamento aconteceu às 19h:00min no stand do Vale do Contestado. Estiveram presentes, além do público que prestigiava o evento, o Presidente da Santur, Valdir Valendowski, a Presidente da Contur, Claudia Beal, a Vice-presidente da Governaça da Região, Marivanda B. Pigato, pessoas ligadas ao turismo regional e a imprensa local. O público conheceu o tema da Tiolersfest deste ano, o Campanário, escolhido como tema por estar também está caracterizado na cultura única da cidade. O Campanário expressa a cultura austríaca e do som de seus sinos, ecoa uma mensagem, representando um convite a todos os turistas e moradores locais para participarem da Festa da Cultura TirolesaO lançamento foi um sucesso e todos puderam perceber o quanto a cidade de Treze Tílias se destaca entre os destinos turísticos do estado. A grande atração da noite foi a apresentação dos músicos de Treze Tílias, Conrado e Cristian Mose e o a sangria do Barriu de Chopp produzido em Treze Tílias. “É nesta hora que todos sabem que a festa começou”. Destacou a Secretaria.Treze Tílias ainda está representada no 3º FIMC, que acontece paralelamente ao 1º Salão de Turismo. As miniaturas de algumas construções de Treze Tílias, como o Castelinho e a Igreja, foram escolhidos pela organização do evento para compor o cenário do Vale do Contestado, juntamente com as demais cidade.