Criatividade e trabalho em grupo marcam o Curso de Artesanato em Palha de Milho em Treze Tílias

Entre os dias 19 e 23 de abril, aconteceu em Treze Tílias o Curso de Artesanato em Palha de Milho, ministrado pela professora Maria Salete Land e oferecido por um Programa do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Fórum da Meso Região Grande Fronteira do Mercosul e Instituto Saga, onde a cidade de Treze Tílias foi contemplada para receber as aulas.

O curso aconteceu nas dependências do Salão Comunitário do Bairro Pôr do Sol e atendeu 15 alunas que moram naquele bairro. A metodologia de ensino utilizada pela professora, esteve baseada em dinâmicas para a integração do grupo, aumentando a auto-estima e a autoconfiança das alunas. “fazer a aluna perder o medo e se sentir útil, despertando o interesse pelas atividades e a vontade de voltar no outro dia, esse é meu objetivo” explicou a professora.

Maria Salete falou ainda sobre o objetivo do curso e de que forma o Instituto de Desenvolvimento Regional – Saga, instituição que ela trabalha, oferece esses cursos. Segundo ela, o objetivo é acabar com a desigualdade social entre as mulheres das comunidades que são atendidas pelo Programa. Outro benefício que o curso traz, é a questão do associativismo para a venda dos produtos artesanais que serão feitos por elas. O Instituto Saga, tendo a oferta de cursos, entra em contato com a prefeituras oferecendo as aulas; a partir do momento que o município aceita receber o curso, o Instituto designa um profissional para ministrar as aulas, explica.

A professora falou da enorme satisfação que teve em ministrar o curso em Treze Tílias e que as alunas superaram todas as suas expectativas. “Como o curso foi oferecido a um grupo que já é organizado para trabalhar com artesanato, ficará mais fácil para elas fazerem e venderem os produtos feito em palha de milho, que é muito bem aceito em casas de artesanato”, comentou Salete.

A Prefeitura Municipal de Treze Tílias, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário, deu total apoio para a realização do curso, vendo nesta, uma grande oportunidade de renda para as mulheres que participaram do curso. A Secretaria está comprometida com esse grupo e promete o incentivo para que a cidade receba novas propostas de curso, inclusive ampliando para outras pessoas. A professora Gema Baú, contratada pelo município para dar aulas de artesanato também fez o curso e comandará os trabalhos do grupo.

Para encerrar a semana intensiva de curso, na sexta feira, foi realizada uma confraternização, onde estiveram presentes o Prefeito de Treze Tílias e a Secretária de Assistência Social, prestigiando e incentivando ao grupo de artesãs.