Lançamento da Tirolerfest 2010

A cidade mais austríaca do Brasil se enche de alegria nesta época para receber com muito carinho os seus visitantes. A Festa da Imigração Austríaca, Tirolerfest, lembra a chegada dos bravos imigrantes que vieram da Áustria. Ao longo dos anos, a festa tornou-se a vitrine para o turismo de Treze Tílias e se destaca entre as festas de Outubro no Estado de Santa Catarina.

A exemplo do ano passado, a festa acontecerá em frente a Igreja Matriz. Alteração, aliás, que agradou a toda comunidade e os visitantes. Em 2009 a festa foi um grande sucesso, atraindo também o público regional.

Neste ano, o símbolo escolhido, está caracterizado na cultura única da cidade. Sob o alto das casas de Treze Tílias – em evidência – o Campanário.

A função primária do Campanário – remonta ao século VI – e era o de comunicar. Conforme os sinos do campanário soavam, as pessoas sabiam seu significado. Poderia ser desde uma grande colheita, até uma festa na comunidade.

Na noite de quarta-feira, 04 de agosto, aconteceu em Treze Tílias, o Lançamento Oficial da Tirolerfest 2010. O evento aconteceu no Parque Lindendorf e estiveram presentes autoridades locais, regionais, representantes da ASTURTILIAS – Associação de Turismo de Treze Tílias – imprensa e comunidade trezetíliense.

Além da apresentação do tema, jingle e da identidade visual, foi apresentado os Mascotes para a edição 2010 da Tirolerfest. Milena de Ros e Gregori Thaler Perondi irão representar o Franz e a Sissi durante a festa.

O ponto alto da noite foi a escolha da Miss Turismo, Rainha e Princesas da Tirolerfest. Como em 2009, a escolha das representantes da beleza de Treze Tílias, foi feita pela imprensa regional e neste ano, a ASTURTLIAS também teve direito ao voto.

As candidatas fizeram o desfile individual, o desfile coletivo e depois tiveram que cumprir com a tarefa que receberam: foi realizado um sorteio entre as candidatas com os temas; Dança Típica, Gastronomia, Trajes, Música, Estado do Tirol e Arquitetura Alpina, onde cada uma delas deveria pesquisar e usando a criatividade, apresentar brevemente o assunto. Com essa tarefa, os jurados puderam avaliar o conhecimento da cultura local e o desembaraço de cada candidata. Vale ressaltar que a Miss Turismo, Rainha e Princesas da Tirolerfest não devem somente ser bonitas, elas devem saber se expressar e falar sobre a cultura tirolesa.

A escolhida para ser Miss Turismo 2010 foi Vanessa Schumarcher que apresentou o tema “Música”. Usando seu talento para tocar acordeom, impressionou a todos tocando o instrumento antes de falar. A escolhida como Rainha da Tirolerfest foi Sabrina Klotz. Ela apresentou o tema “Arquitetura Alpina” e demonstrou que também conhece bem a cultura tirolesa. As escolhidas como Princesas foram Daniela Schneider e Ana Cláudia Anrain.

Durante o evento o Grupo Lindental se apresentou. O evento foi encerrado com o pronunciamento do Prefeito Municipal, lançando oficialmente a Tirolerfest 2010 e a sangria do barril de chopp. O momento que todos sabem que a festa vai começar.

Ein Prosit, ein Prosit für das Tirolerfest!! Um brinde para a Tirolerfest!