Trezetiliense participará de oficina para criação e execução de um curta metragem em Treze Tílias.

A trezetiliense keila Zanatto participou do Concurso Revelando os Brasis ano IV e sua história foi uma das 40 escolhidas para a realização de um curta metragem em suas cidades de origem.

O Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, poderia inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias.

Os autores das 40 histórias selecionadas participarão, entre os dias 04 e 18 de outubro, de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Direitos Autorais, Mobilização e Comunicação Colaborativa com o objetivo de transformar suas histórias em vídeos digitais com duração de até 15 minutos. 

Depois, eles retornarão às cidades para colocar em prática o que aprenderam, a fim de realizar o filme. Nas cidades de origem, membros da comunidade assumirão funções dentro da equipe de produção, contribuindo para execução da obra. Após a edição e a finalização, as obras integrarão um circuito de exibição aberto e gratuito pelos municípios participantes e pelas capitais dos estados integrantes da edição.   

Para que mais brasileiros tenham acesso ao material, as obras e entrevistas com seus autores serão apresentadas em um programa especial transmitido pelo Canal Futura. Além disso, os vídeos serão organizados em um DVD com distribuição gratuita entre os selecionados, organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

Desde a criação do projeto, em 2004, foram realizadas quatro edições. A iniciativa é da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, conta com a realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura. Nas três primeiras edições, participaram do projeto 120 cidades de todas as regiões do Brasil.

 

Estas histórias escritas por seus moradores se transformarão em vídeos que continuarão a percorrer novas estradas, passando por mostras, festivais, escolas, bibliotecas, pontos de culturas, programas televisivos de várias partes do país e do mundo.

Keila terá até janeiro de 2011 para a conclusão do curta e precisará da colaboração da comunidade trezetiliense.