Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

 

Aconteceu na última semana, em Treze Tílias, a reunião para a implantação do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, no município.

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar. É acionado após a colheita, no momento da comercialização, quando o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado com a venda da sua produção a preço justo, de forma a remunerar o investimento e o custeio da lavoura, incluindo a mão-de-obra, e lhe permita ter recursos financeiros suficientes para a sobrevivência de sua família com dignidade.

Participaram desta reunião O Secretario de Agricultura, Secretária de Administração, AMMOC, Assistência Social do município além das entidades beneficiadas que são: APPs das escolas de Treze Tílias, Hospital, APAE e Grupo de 3ª Idade.

Os produtos adquiridos dos agricultores familiares serão destinados à formação de estoques de segurança e canalizados prioritariamente para populações em situação de risco alimentar e também distribuídos para programas sociais públicos, abastecendo creches, escolas, cozinhas comunitárias, restaurantes populares e entidades assistenciais e/ou beneficentes Com isto, eleva-se o padrão nutricional e são construídos vínculos de solidariedade entre os habitantes da região.