Conheça o Polo Universitário Verdes Vales de Treze Tílias!

O Polo Universitário Verdes Vales de Treze Tílias, localizado na Rua dos Pioneiros, nº. 79 – 3º andar,   foi criado e nomeado através da Lei  1582/2007 de 18/04/2007 e tem suas instalações em  funcionamento desde o início do ano de 2008. É parte integrante do Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil, programa criado pelo Ministério da Educação – MEC através do Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006, e que está voltado para o desenvolvimento da Educação a Distância, tendo por finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores gratuitos e de qualidade através de Universidades Públicas Federais e Estaduais.

Atualmente a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina é quem mantém convênio com a Prefeitura de Treze Tílias para a oferta dos cursos de graduação em LETRAS-PORTUGUÊS (com 35 alunos); LETRAS – ESPANHOL (com 31 alunos) e LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (com 10 alunos).   Com sede em Florianópolis-SC, a UFSC é considerada uma das cinco maiores e melhores universidades brasileiras em termos de qualificação do seu corpo docente e discente e os cursos a Distância ofertados por esta instituição não diferem em nada, em termos de conteúdo, dos cursos ministrados no ensino presencial. O que muda, basicamente, é a forma de comunicação, pois o aluno da EaD é desafiado a pesquisar muito mais o que possibilita sua inserção como sujeito de seu próprio processo de aprendizagem, contudo um processo onde professores, tutores e alunos também interagem virtual ou presencialmente, por meio da utilização de tecnologias de informação, de comunicação e também de aulas presenciais.   

Hoje, o Polo de Apoio Presencial Verdes Vales é considerado o único a oferecer cursos de nível superior gratuitos, através da UAB, na região da AMMOC.  Atualmente recebe acadêmicos de vários municípios da Região Oeste, entre eles: Água Doce, Arroio Trinta, Campos Novos, Chapecó, Herval D´Oeste,  Ibicaré, Jaborá, Joaçaba, Ponte Serrada, Salto Veloso e Treze Tílias, o que  o torna   um marco regional na ofertas de cursos de ensino superior gratuitos e de qualidade entre os municípios da região da AMMOC. Desta forma, é de fundamental importância que a comunidade tenha concepção da dimensão de se ter um Polo de Apoio Presencial da UFSC dentro do município, pois este espaço está oportunizando e oportunizará o ingresso de pessoas da comunidade local e regional em Universidades Públicas, sem que ocorra o deslocamento destas para outras cidades, muitas vezes distantes. E para que possamos continuar ofertando estes e outros cursos dentro do âmbito regional é imprescindível que o Pólo possua infraestrutura adequada, bem como suporte técnico, pedagógico e administrativo, para proporcionar aos acadêmicos a realização das diversas atividades decorrentes dos cursos, buscando com isso a capacitação, o aperfeiçoamento e a socialização de conhecimentos. 

PROJETOS DE EXTENSÃO DO POLO PARA 2011

Neste ano de 2011, o Polo Universitário Verdes Vales estará realizando dois projetos de extensão:1º – os acadêmicos da Turma I do curso de Letras-Espanhol, através de um projeto de extensão e em parceria com o Polo, estarão ministrando um curso Básico de Língua Espanhola, no período de abril a julho de 2011, o qual será oferecido ‘a comunidade de Treze Tílias e aos acadêmicos dos demais cursos. 2º – No segundo semestre de 2011 o Pólo, em conjunto com os acadêmicos dos cursos de Letras, estará promovendo o II Sebo Literário, onde serão vendidos livros usados, a preços simbólicos, e toda a arrecadação será destinada ‘a formatura destes acadêmicos, que acontecerá no ano de 2012.