SC fica em 3º lugar nos Jogos Abertos Brasileiros

Poços de Caldas (MG) – Com o título brasileiro no futsal feminino, vice no handebol masculino e feminino e a terceira colocação no voleibol feminino, Santa Catarina encerrou nesta quarta-feira (1º) em terceiro lugar nos 20º Jogos Abertos Brasileiros (Jabs) disputados em Poços de Caldas. Nove estados participaram da competição. Nos últimos oito anos, Santa Catarina se manteve como vice-campeã,  superada sempre por São Paulo.

Nos 20º Jabs, os atletas catarinenses somaram 72 pontos contra 81 do Rio de Janeiro e 100 do campeão São Paulo. Foram 43 medalhas obtidas pelo Estado, sendo sete de ouro, 15 de prata e 21 de bronze. “Infelizmente, questões técnicas e de infraestrutura dos Jabs prejudicaram Santa Catarina. Podíamos, no mínimo, ter somado mais 11 pontos, por exemplo, se disputássemos a natação”, comentou Osvaldo Junklaus, integrante da diretoria de esporte de rendimento da Fesporte, que coordenou a participação catarinense no evento.

Já no primeiro dia de competição, a natação catarinense se retirou da disputa por conta da baixa temperatura da água na piscina. “Tivemos algumas surpresas negativas nas modalidades coletivas”, acrescentou o chefe da delegação catarinense, Flamarion Dias, referindo-se ao basquetebol masculino de Joinville que, de favorito ao título, encerrou sua participação em quarto lugar.

Santa Catarina participou dos Jabs com uma delegação composta por 216 integrantes entre atletas, dirigentes, técnicos e apoio. A próxima edição dos Jabs foi confirmada pelo Conselho Gestor da competição para a cidade de Vitória (ES), no final de maio do ano que vem.

 

Equipe de futsal feminino onquista o bicampeonato

 

O último dia dos Jabs foi marcado pelas finais das modalidades coletivas. O grande destaque catarinense foi a hegemonia demonstrada pela equipe feminina de futsal de Chapecó. As meninas conquistaram, invictas, com cinco vitórias, o título de campeãs do Brasil. Na final golearam Goiânia por 6 a 2. Foi o sexto título obtido pela equipe de Chapecó dos sete possíveis na competição. “As meninas foram muito tranquilas e ao mesmo tempo valentes. O fato de termos enfrentado nos Jabs três equipes de ligas valoriza ainda mais este título. Elas foram sensacionais”, comentou o técnico Eder Popiolski. O time foi campeão com Amanda, Araceli, Brenda, Bruna, Fernanda, Jessica, Joelma, Lediane, Nívia, Patrícia, Renatinha, Rosilene e Valéria.

 

No handebol feminino, a equipe de Alexandre Scheneider (Concórdia) não conseguiu superar o forte time de São Bernardo (Metodista) e perdeu por 21 a 26. “Erramos muito nas finalizações e na defesa”, comentou a goleira Jéssica. “Faltou um pouco mais de ritmo de jogo, mas a tendência é fazer esta equipe crescer mais”, acrescentou Schneider. No masculino, Blumenau também não conseguiu superar São Bernardo do Campo. O time saiu na frente, mas logo foi envolvido e perdeu por 33 a 24.

Não foi diferente com o basquetebol feminino. O time de Blumenau chegou na final diante forte Americana/SP e ficou com a medalha de prata com placar final de 88 a 46 e parciais adversos em todos os quatro períodos da partida. Na disputa pela medalha de bronze, Rio do Sul venceu Campo Grande por três sets a zero (25/22; 25/16 e 25/10). Já o time masculino de Joinville não conseguiu passar por Santos ao perder a segunda partida na competição, desta vez por 101 a 98.

 

As medalhas catarinenses 

Ouro (7 medalhas)

Judô:

Marcelo Ferreira – Meio-médio (-81kg)

Patrícia Marques – Super-ligeiro (-44kg)

Rosangela Moraes – Meio-pesado (-78kg)

Atletismo:

Haiko Zimermann – 100 metros rasos

Haiko Simermann – 200 metros rasos

Everaldo Braz Lúcio – Salto triplo

Futsal feminino

 

Prata (15 medalhas)

Judô:

Bruno da Silva Ossemer – Super-ligeiro (-55kg)

Giovani dos Santos – Médio (-90kg)

Ariela Marca – Ligeiro (-48kg)

Luciana Mazzeto – Pesado ( 78kg)

Luciana Mazzeto – Absoluto (Aberto)

Atletismo:

Miriely Santos – 100 metros sob barreiras

Revezamento 4 x 100 masculino

Everaldo Braz Lúcio – Salto em distância

Solange Zimmer – Santo em altura

Gabrieli de Lima – Salto triplo

Lilian Seibert – Arremesso de dardo

Luiz Henrique – Arremesso de martelo

Handebol feminino

Handebol masculino

Basquetebol feminino

 

 

Bronze (21 medalhas)

Judô:

Everton Krug – Ligeiro (-60kg)

Paulo Ricardo Cota (-66kg)

Giovani Alves Santos – Médio (-90kg)

Willian Jacques – Pesado ( 100kg)

Shanon Nogueira – Absoluto (Aberto)

Maria Aparecida Krauss – Leve (-57kg)

Amanda da Costa – Meio-médio (-70kg)

Adriana Alves – Médio (-70kg)

Equipe (feminino)

Equipe (Masculino)

Atletismo:

Revezamento 4×100 feminino

Liana Pereira – Salto em distância

Guilherme Benta – 110 metros sob barreiras

Heitor Salles – 400 metros rasos

Heitor Salles – 200 metros rasos

Luciane Burnier – Arremesso de disco

Emily Kohler – 800 mestros rasos

Aline Bandeira – 400 metros sob barreira

Revezamento 4 x 100 feminino

Taiane Ferrero Santos – 200 metros rasos

Voleibol feminino

 

 

Classificação final 

 

1º São Paulo – 100 pontos

2º Rio de Janeiro – 81

3º Santa Catarina – 72

4º Minas Gerais – 68

5º Paraná – 60

6º Mato Grosso do Sul – 47

7º Mato Grosso – 38

8º Espírito Santo – 31

9º Goiás – 15

 

Informações adicionais: Júlio Castro

Telefone: (48) 3271-1844

twitter.com/fesporte

Última atualização (Qui, 02 de junho de 2011 10:47)

Fonte: http://www.fesporte.sc.gov.br – Acessado em 02/06/2011 – 10h:54min