Logomarca do Turismo de Treze Tílias será lançada na 6° Edição do Salão de Turismo de São Paulo

No próximo dia 15 de julho, Treze Tílias lançará a logomarca do turismo durante o 6° Salão de Turismo de São Paulo, um dos maiores eventos do segmento turístico do Brasil. O lançamento acontecerá na sala vip da Santur, a partir das 18h30minh e contará com a presença da Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias, Dirlei Barbieiri Rofner, da Presidente da ASTURTILIAS, Marina Klotz Zanatta, do Presidente da Câmera de Vereadores de Treze Tílias, Joraci Rodrigues, do Vice-prefeito de Treze Tílias, Adilson Concatto, além de demais autoridades e trade turístico do país.

Além de mostrar para todo o Brasil sua logomarca que identificará todo o potencial turístico da cidade, Treze Tílias também levará um pouco da sua cultura: A música será representada pelos músicos Christian Moser e Alexandre Ungericht. A gastronomia estará presente com o strudel, o pão-de-fruta e o salsichão que são típicos da culinária austríaca. O chopp Bierbaum, produzido artesanalmente em Treze Tílias também será servido no evento, além do espumante da Vinícola Kranz, sucos da empresa Dom Domenico e produtos da Lacticínios Tirol. A beleza da mulher trezetiliense estará representada por Vanessa Schumarcher, Miss Turismo de Treze Tílias e Sabrina Klotz, Rainha da Tirolerfest.

A logomarca criada para identificar o turismo segue a idéia de que Treze Tílias mantém viva sua história e cultura: está no modo de viver, na gastronomia, no gosto pela dança e música, na decoração das casas, nas flores que ornamentam a cidade… seguir neste caminho significa preservar sua identidade cultural. Mas é preciso criar um apelo e argumentos fortes para convencer o turista a conhecer uma cultura diferente da sua, como alternativa de lazer, tranqüilidade e diversão.

A Logomarca

Com o propósito de tornar o turismo de Treze Tílias sustentável e de motivar os fluxos turísticos através de uma identidade, foi criada a logomarca do turismo de Treze Tílias que esta representada pelos dois elementos mais evidentes da cidade e da cultura a qual preserva – arquitetura e flores – aqui simbolizada pelo Edelweiss que e a flor do amor e da amizade eterna. Conta à lenda que quando o rapaz queria provar seu amor à donzela, escalava os Alpes a mais de 1000 metros de altitude, onde a flor nasce para apanhá-la e assim provava todo o seu amor. Esta flor dura mais de cem anos e por isso que e tão especial – Reproduziu-se o famoso Castelinho – traços estilizados – por ser uma obra marcante e única, projetado pelo Ministro Andreas Thaler e construído pelos imigrantes em 1937. A edificação serviu como moradia e Prefeitura. Hoje abriga o Museu Municipal Andreas Thaler e patrimônio histórico e cultural do município.

Criou-se aqui uma identidade baseada na associação. O turista reconhece a arquitetura imponente e associa com a construção assim que chegar à cidade. O mesmo acontece com a flor que pode ser encontrada in natura em diversos artesanatos feitos em Treze Tílias. Encontram-se aqui dois ícones que juntos compõem harmoniosamente a logomarca.

Utilizaram-se tons de vermelho para suavizar e dar movimento a marca – alem de ser a cor do Castelinho – e branco pela própria característica do Edelweiss. O vermelho e o branco representam as cores da Áustria e estão em sua bandeira. A tipia em verde escuro torna a identidade mais sóbria e pode ser facilmente reproduzida em diversos materiais publicitários. A fonte levemente serifada sugere modernidade, dando um toque sofisticado e conferindo equilíbrio ao conjunto.

A logomarca e o novo material de divulgação foi criado pela Agencia Fullgaz Comunicação que foi vencedora do processo licitatório feito pela Prefeitura Municipal de Treze Tílias para a pasta de Turismo, Indústria e Comercio.

O evento

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Fonte: Manuela Rodrigues – Fullgaz Comunicação