A música em evidência na 6ª Semana da Escultura de Treze Tílias

O evento

O evento da 6ª Semana da Escultura aconteceu entre os dias 20 e 24 de julho na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias.

O município conta com 21 artistas que trabalham em seus ateliês e dão oportunidade para que os visitantes conheçam de perto o trabalho de entalhar e dar formas à madeira e na Semana da Escultura, todos eles estiveram reunidos, mostrando todo o seu potencial.

Neste ano os escultores prepararam oficinas para iniciantes que foram ministradas pelos próprios artistas. As oficinas aconteceram nos dias 21 e 22 das 9h às 12h e os participantes receberam certificado.

Outra novidade destacada na Semana da Escultura deste ano, foi a escolha de um tema para o evento, sendo escolhida a "música" para ser reproduzida pelas mãos dos escultores. Belas obras foram iniciadas e estão em andamento e logo ficarão prontas para visitação de todos.

E falando em música, no dia 23 (sábado), foi realizado o Bildhauerkonzert, Concerto da Banda dos Tiroleses, na SOCAP, evento que reuniu também a Banda Estudantil que conta com 28 integrantes e foi reativada no mês de junho.

Para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Treze Tílias, a escultura possibilita uma ligação entre um individuo e sua identidade, um povo e sua historia. O trabalho dos escultores é presença marcante na identidade cultural de Treze Tílias, simultaneamente preservando suas tradições austríacas e inovando ao mesclar novas formas de expressão que traduzem hoje a sua brasilidade.

Na abertura realizada no dia 20 (quarta-feira), o evento contou com a presença de varias autoridades: Prefeito de Treze Tílias Romeu Luiz Rabuski, Vice-prefeito Adilson Concatto, José Sérgio Rossetti, Diretor Geral da SDR/ Joaçaba, representando o Govrnador do Estado de Santa Catarina, Secretária de Turismo, Industria e Comércio,  Dirlei Barbieri Rofner, Representantes dos escultores e escultura de Treze Tílias/SC: Werner Thaler e Bernardo Moser, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, Diretora de Políticas Integradas do Lazer Do Governo do Estado de Santa Catarina,  Oseas Mafra Filho, Secretário da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Wilson de Macedo, Presidente da Rota da Amizade Convention & Bureau, Presidente da ASTURTILIAS – Associação de Turismo de Treze Tílias, Marina Klotz Zanatta, Diretor da Radio Tropical de Treze Tilias, Sr. Nereu Lopes de Lima e demais Secretários municipais e vereadores do município.

A História

A tradição da escultura teve inicio com a vinda dos pioneiros austríacos em 1933, quando Georg Thaler recebeu de seu irmão Andreas Thaler a encomenda de um presépio para a pequena capela de Treze Tílias.

Neste mesmo grupo de pioneiros imigrantes estava o filho de Andreas, Andrä Thaler, cuja influencia sobre os escultores da família Thaler foi decisiva.

Em 1935 chegou a Treze Tílias o acadêmico Josef Moser, formado em escultura Sacra pela Academia de Artes de Munique, Alemanha.

Durante 20 anos trabalhou em Treze Tílias com temas em sua maioria sacros, mas executou também esculturas de temas do cotidiano dos trabalhos rurais.

Foi a arte sacra que impulsionou a escultura em madeira no município, tornando-a conhecida intencionalmente.

A divulgação da escultura contribuiu para o desenvolvimento do turismo na cidade.

Treze Tilias conta hoje com diversos artistas que realizam obras clássicas, contemporâneas, de grande e pequeno porte que enchem os olhos de quem as vê.

A cidade é reconhecida pelo Governo do Estado de Santa Catarina como Berço da Escultura Catarinense e Capital da Escultura no Estado.