Treze Tílias no Dia da Animação

"Dia Internacional da Animação".  Maior evento simultâneo de animação do mundo acontece dia 28 de outubro

Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em centenas de cidades do Brasil e em 30 países, como França, Rússia, Estados Unidos, Índia, Portugal, Egito e Austrália Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais.

O evento busca alavancar a divulgação  dos  filmes  nacionais  para  o  mercado estrangeiro, através do  intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .    “O evento une o Brasil de ponta a ponta passando a mesma programação de  curtas-metragens  de  animação.  Estamos  disponibilizando  cinco  mostras  de uma  hora  de  duração  cada,  abrangendo  adultos  e  crianças,  sem  esquecer  da acessibilidade,  trabalhando  com  pessoas  portadoras  de  deficiência  auditiva, visual,  síndrome  de  Down  e  autismo.  A  expectativa  para  o  evento  é  grande. Diariamente estamos  recebendo programações  recheadas de novidades de cada uma  das  cidades  empolgadas  com  a  proximidade  do  evento.  Estamos  muito felizes com a oitava edição do Dia  Internacional da Animação”,  revela Luciana Druzina.

Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação.   Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. 

A organização nacional do evento contará  em  2011  com  a  parceria  da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL – Centro de Produção de Legendas  Soluções  em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério  da Cultura  por meio  do  Fundo Nacional  de Cultura  e conta  com  a  parceria  da  ASIFA,  para  que  a  mostra  brasileira  também  esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

O evento em Treze Tílias 

A Mostra Infantil de Animação apresenta curtas-metragens de animação dedicada exclusivamente ao público infantil e será realizado no dia 28 de Outubro no Auditório da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias, envolvendo estudantes das Escolas do Município. Durante o evento serão realizadas atividades como pintura facial e desenhos além da distribuição de pipoca para os estudantes.