Prefeitura de Treze Tílias e Epagri realizaram o II Seminário do Leite

Cerca de 110 bovinocultores trezetilienses recebem orientações sobre manejo, sucessão familiar e redução de células somáticas

As informações foram repassadas aos produtores durante o 2º Seminário Municipal que aconteceu nesta terça-feira, dia 18, no Centro de Eventos Maria Thaler.

O evento contou com três palestras: Sucessão Familiar com Cirlei Inês Werlang da Silva, Assistente Social e extensionista Rural do Cetrvi/Videira, Manejo de precisão para vacas leiteiras, com Médico Veterinário Lincoln Medeiros, e Redução de Contagem de Células Somáticas, versus Redução de uso de Antibióticos, com o médico veterinário da Tirol, Fabrício Ventura dos Santos.

A Assistente Social e extensionista, Cirlei Inês Werlang da Silva, diz que o assunto sucessão familiar é um tema que precisa ser discutido pelas famílias, para que haja um planejamento, pois segundo Cirlei, para que a sucessão na propriedade seja bem-sucedida, ela não pode acontecer de forma abrupta.

Para Cirlei a sucessão envolve também a parte afetiva e histórica da família. Ela também recomenda, que a sucessão não seja feita por meio de uma necessidade, mas sim por vocação.

A jovem Letícia Schaupenlehner, de 17 anos, moradora da Linha Nova Áustria, acompanhada pelo pai Hubert Schaupenlehner, participou do seminário. Ela conta que ajuda a família nas atividades da propriedade. Letícia afirma que sua ideia é permanecer e investir na propriedade.

Para se preparar melhor, Letícia está se qualificando com um curso a distância de graduação em agronegócio.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Treze Tílias, Robert Untenberger, avalia o seminário de forma muito positiva, desde a colaboração de empresas e entidades, e a participação dos produtores no evento.

O Gerente Regional da Epagri Joaçaba, Túlio César Dassi diz que o seminário de Treze Tílias cumpriu a meta. Para Túlio, o evento alcançou os objetivos, graças as parecerias formuladas em torno do evento.