Prefeitura de Treze Tílias promove viagem de conhecimento com agricultores do município

Conforme o Secretário de Agricultura de Treze Tílias, Robert Unterberger, a Administração Municipal promoveu uma visita a Agroleite 2017, no município de Castro, no Paraná, durante esta quarta-feira, dia 16.

O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. Para o empresário rural de Treze Tílias e participante da viagem, Ricardo Pernlochner, o município de Castro é uma referência na bacia leiteira, onde o mercado de leite está bem representado, com foco na produção e tecnologia leiteira.

Pernlochner, comenta que a viagem foi muito produtiva, desde as visitas em Castro, como a vinda com o grupo de Treze Tílias, momento em que há trocas de informação e mais conhecimento sobre a atividade leiteira.

Pernlochner, cita ainda, que um dos principais pontos da bacia leiteira de Castro, é a qualidade do alimento servido aos bovinos, a qual segundo Ricardo, Treze Tílias também vem se destacando na produção de nutrição para os animais. Outro ponto destacado pelo produtor é o gerenciamento da propriedade, com total controle dos índices de produção e financeiros.

Outra participante da viagem, a jovem agricultora Stefanie Zieher, recomenda que os jovens trezetilienses devem aproveitar essas oportunidades, pois de acordo com ela, novos conhecimentos são adquiridos e podem ser aplicados em cada propriedade.

O Secretário de Agricultura de Treze Tílias, Robert Unterberger, destaca que a viagem foi muito interessante para agregar valor e aprimorar a produção leiteira do município.

Além da viagem na Agroleite 2017, o grupo de Treze Tílias visitou uma propriedade modelo no município de Carambeí, do agricultor Robin Vink, que conta um plantel com 580 vacas. Além da produção leiteira, a fazenda conta com o sistema de biodigestor, que aproveita os dejetos para gerar energia na propriedade.

Para o Prefeito de Treze Tílias Mauro Dresch, a viagem realizada é uma das formas da administração municipal apoiar e incentivar os agricultores trezetilienses, fomentando a agricultura e consequentemente, gerando mais movimento econômico para o município.