Secretaria de Cultura de Treze Tílias investe da preservação do acervo do Museu Municipal Andreas Thaler

A responsável pelo Museu Municipal Andreas Thaler, Brigite Moser Falchetti, está participando de um Estágio Supervisionado em Manutenção e Prevenção de Bens Culturais na cidade de Florianópolis.

O curso de dois dias mensais iniciou no mês de março e segue até dezembro, num total de 10 encontros.

Brigite Moser Falchetti informa que o principal objetivo do curso é “preservar para não precisar restaurar”, apreendendo noções básicas de conservação do acervo. Ela destaca que o museu possui vasto acervo, como objetos em vinil, tecido e metal.

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas, inclusive com aulas de fotografia para retratar e catalogar o acervo do museu.

No primeiro momento, Brigite pontua que está sendo feita a higienização das peças, o cuidado com a luz solar e a umidade.

Já no segundo momento, pretende-se colocar cada peça em um local adequado sempre de acordo com sua característica e a composição de materiais.

O terceiro momento será criar um ambiente para peças mais sensíveis, como livros e tecidos.

Os recursos para a realização do curso são provenientes das contribuições que os visitantes deixam no Museu Municipal Andreas Thaler.

A Secretária de Cultura Gabriela Rugere salienta a Administração Municipal, por meio do Prefeito Mauro Dresch, mostra-se com atenção ao patrimônio cultural e histórico que o Castelinho representa para Treze Tílias.

Uma das ações foi a inscrição do município no Projeto Elisabet Anderle, de Incentivo à Cultura, que contemplou o município com R$ 50.000,00 para elaboração do projeto arquitetônico do Castelinho, que abriga o museu municipal.

Outro passo importante, destaca Gabriela, foi a inscrição do município nas esferas estaduais e federais para obter recursos para a restauração completa do prédio.

No ano de 1934 o Ministro Andreas Thaler (organizador da colonização) mudou-se definitivamente para a colônia no Brasil e entre os anos de 1934 e 1936 foi construída a sua residência, que passou a ser chamada de “Castelinho”, referência ao seu tamanho e imponência para a época.

Projetado pelo arquiteto Bruno Kracher, o Castelinho abriga hoje o Museu Municipal Andreas Thaler, que conta com vários objetos da colonização, peças de arte, utensílios de trabalho e ainda ambientes que mostram como era a vida nos anos 30.

Funcionamento:

Das 08 às 14h (fechado nas terças-feiras)

Domingos e feriados das 10 às 12h.