Treze Tílias | Projeto enfatiza a oralidade e a escrita em língua alemã na sala de aula

Com o objetivo de facilitar o ensino e fixação de vocabulário nas aulas de língua alemã das séries iniciais e finais, as professoras Cristina Auer e Professora Liliam F. Wimpissinger estão realizando, na Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo, o projeto Petras Koffer (Mala da Petra).

Petra é uma ursinha de pelúcia que visita a escola por 4 meses, simulando um intercâmbio com a Áustria. Como Petra é austríaca, por questão de educação e respeito, todos os alunos devem falar em alemão quando ela está presente na sala de aula. Com isso trabalha-se a estimulação para que a aula transcorra somente em língua alemã.

A ursinha Petra chegou na escola trazida pela professora Cristina e foi apresentada aos alunos, no pátio da escola, no momento de acolhida das crianças juntamente com a professora Lilian e a diretora Helga.

Na mala de Petra há muitos brinquedos que trabalham vocabulários básicos da língua alemã como: alimentação, mobílias, roupas, animais, higiene pessoal, ferramentas, profissão, álbum de fotos de família e um questionário para trabalhar o contexto. Possui ainda um CD com histórias ilustradas e outras atividades para serem reproduzidas na lousa interativa ou impressas conforme a necessidade de cada turma e professora que utilizar o projeto.

Segundo as professora, tem sido muito gratificante a aplicação deste projeto, pois os alunos têm gostado de vivenciá-lo.