Setor turístico de Treze Tílias sobe de categoria segundo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais. De acordo com a nova categorização, 25 municípios de Santa Catarina tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Conforme a divulgação do Ministério do Turismo, o município de Treze Tílias subiu de categoria, passando da D para a C.

Todos os municípios, nas categorias de A a E – estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.

Além disso, segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, Treze Tílias, classificada como ‘C’, têm direito a um limite de R$ 400 mil.

Para a Secretária de Turismo de Treze Tílias, Werydiana Falchetti, a nova categoria de Treze Tílias reflete a atenção dada pela administração municipal ao setor e também, pelo engajamento do setor turístico da cidade.

Werydiana salienta que todos ganham direta ou indiretamente com o turismo. Ela cita como exemplo, que um colaborador de um hotel recebe o salário e investe em compras nas lojas, no posto de gasolina, no comércio em geral.

A Secretaria destaca ainda, o empenho da Rota da Amizade na divulgação sobre a importância dos setores de turismo efetuarem o cadastro no Cadastur, bem como o da Assessora de Turismo, Jéssica Dal Pivo, que realizou todo o cadastramento dos estabelecimentos turísticos, repassando as informações ao Ministério do Turismo.

O Prefeito Mauro Dresch também comemorou a notícia, ressaltando a importância deste setor para a cidade e a economia local.