Secretaria de Cultura de Treze Tílias lança Projeto “Esculpindo Talentos”

Para valorizar e incentivar a arte da escultura, a Prefeitura de Treze Tílias por meio da Secretaria Municipal de Cultura está lançando a oficina “Esculpindo Talentos: uma iniciação à arte da escultura”.

Conforme a Secretaria de Cultura, Gabriela Rugere, a ideia de realizar oficinas nesta área, surgiu após uma conversa com o Prefeito Mauro Dresch, com o principal objetivo de valorizar esta arte trazida pelos imigrantes austríacos.

A escultura em Treze Tílias é uma tradição que começou já na vinda dos primeiros imigrantes austríacos no ano de 1933, quando o fundador da colônia, Ministro Andreas Thaler encomendou um presépio esculpido por seu irmão Georg Thaler para a celebração da primeira Missa de Natal na nova colônia.

Atualmente, Treze Tílias conta com diversos e renomados escultores trabalhando ativamente na área. As esculturas tem os mais diversos temas, mas foi a arte sacra que fez com que a cidade ficasse nacionalmente conhecida, o que certamente contribuiu com o desenvolvimento do turismo na cidade, que tem o título de “Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira”.

Gabriela informa que as aulas serão ministradas individualmente para jovens com idade entre 12 e 17 anos e que sejam moradores de Treze Tílias. O servidor efetivo do município e Escultor, José Dalla Costa, será o professor da oficina.

Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Turismo, no período de 25 de junho até 24 de julho. As vagas serão limitadas.

A Secretária pontua que as aulas serão gratuitas e vão iniciar no mês de agosto.