Secretaria de Saúde de Treze Tílias vai iniciar uma campanha de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde de Treze Tílias vai iniciar uma campanha de conscientização entre os dias 26 à 30 de novembro sobre os cuidados para evitar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, o qual transmite o vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

Após o indivíduo infectado, as doenças apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes e os mais comuns são febre alta, dores musculares e manchas avermelhadas pelo corpo. A transmissão ocorre com a picada da fêmea já com o vírus e para prevenir a evolução do quadro, deve-se ingerir bastante líquido e buscar ajuda médica. Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou a relação do vírus Zika com os casos de microcefalia em bebês.

O Aedes aegypti tem como criadouros vários tipos de recipientes que possam acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Como pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários em desuso. Os ovos duram mais de um ano e podem ser depositados nas paredes internas de bebedouros de animais, ralos desativados, lajes, bromélias e assim que entram em contato com a água parada eclodem gerando as larvas e após 7 dias novos vetores. Em casos de denúncia, existe disponível o aplicativo de celular Dengue SC ou também pode ser feita nos locais em postos de trabalho do agente.

O objetivo principal da campanha #TrezeTiliasSemOAedes é a prevenção e alertar a população da cidade que precisamos cuidar de nossas casas, limpar os terrenos, ouvir principalmente as orientações repassadas pelos profissionais da saúde, Agente de Endemias e as Agentes Comunitárias e acompanha-los durante à visita na residência.