Mais de 200 pessoas participaram da capacitação gratuita de manipulação em alimentos oferecida pela Prefeitura de Treze Tílias

Realizado na última segunda-feira (26), a Capacitação e Manipulação em Alimentos reuniu mais de 200 pessoas junto ao Centro de Eventos Maria Thaler Moser.

O Secretário de Saúde de Treze Tílias, Alcir de Rós, realizou a abertura do evento, destacando que o objetivo da Prefeitura foi oferecer o curso para colaborar com o desenvolvimento das atividades de manipulação de alimentos no município.

Conforme Michele dos Santos Silva, médica veterinária responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal de Treze Tílias e Valdirlene Piaia, responsável pela Vigilância sanitária Municipal, o curso foi oferecido de forma gratuita pela Prefeitura de Treze Tílias e envolveu os trabalhadores de restaurantes, hotéis, açougues, promotores de festas abertas, fábrica de embutidos, padarias, lanchonetes e manipuladores em geral.

Ministrado pela professora Tatiane Sarmento, da Unoesc Campos Novos, o curso oportunizou aos participantes, as formas de oferecer um produto de qualidade sanitária, conhecimento de doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos e a maneira de evitar os contaminantes.

O curso já é exigido pela resolução – RDC nº 216/2004 da ANVISA e a partir de junho de 2019, será obrigatório apresentar o certificado ao órgão fiscalizador municipal.

A realização da capacitação foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura de Treze Tílias, por meio do Serviço de Inspeção Municipal e da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária. O Secretário de Agricultura de Agricultura, Robert Unterberger, também participou do evento.