Treze Tílias receberá a visita de grupos de danças folclóricas da Itália

No dia 6 de julho de 2019, a cidade de Pinhalzinho, oeste catarinense, será sede do “Primo Raduno Internazionale di Gruppi Folcloristici Veneti”. O evento acontece pela primeira vez fora da Itália e deve reunir mais de 400 pessoas integrantes de dezenas de grupos folclóricos italianos de vários estados do Brasil e em especial, a visita de dois grupos provenientes da região de Veneto: Gruppo Folclorístico I Mecanti Dogali, da cidade de Montebelunna e o Grupo Folclórico I Posagnòt, da cidade de Possagno.

De acordo com o Presidente da Federazione Folk Serenissima, Patrick Juliano Zancanaro, o evento é fruto da dedicação, esforço e persistência entre os grupos folclóricos italianos do Brasil e Itália, que teve seu marco no ano de 2018, quando representantes da Federação estiveram participando do 14º Raduno di Venetnia, em Treviso, na Itália.

Além da apresentação na cidade de Pinhalzinho, os grupos oriundos da Itália terão uma extensa programação cultural contemplando 11 municípios catarinenses, sendo um deles, a cidade de Treze Tílias.

Em Treze Tílias, de acordo com a Secretária de Cultura, Gabriela Rugere, a programação acontecerá no dia 12 de julho e contará com recepção do Prefeito Mauro Dresch junto à Secretaria de Turismo, visita no Museu Ministro Andreas Thaler, degustação na Loja Chocolate Treze Tílias, visita ao ateliê do Escultor Werner Thaler, almoço com entidades da Prefeitura, Associação Veneta e Grupo de Danças Volare, passeio e entrevista na Rádio Tropical FM, na cervejaria LindenBier, Parque Lindendorf, Linha Pinhal e jantar a apresentações de danças no Treze Tílias Park Hotel.

Segundo a Secretária, esse é mais um intercâmbio cultural que tem o apoio da Prefeitura para viabilizar a realização do evento e recepção dos grupos italianos.  Gabriela também ressalta a dedicação do Grupo de Danças Italianas Volare de Treze Tílias na organização da programação, o qual também irá participar do evento do dia 06 de julho, na cidade de Pinhalzinho.