Prefeitura de Treze Tílias conquista R$ 100 mil reais para restauração do Museu Ministro Andreas Thaler

Segundo a Secretária de Cultura de Treze Tílias, Gabriela Rugere, o município foi contemplado com recursos do Edital Elisabete Anderle, no valor de R$ 100 mil reais para serem aplicados na restauração do Museu Municipal Ministro Andreas Thaler.

Gabriela recorda que desde 2014, quando o Castelinho passou a ser de propriedade do município, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura vem apresentando projetos e pleiteando recursos para a restauração do prédio, o qual possui extrema importância história para Treze Tílias.

No ano de 2014 Treze Tílias conquistou R$ 50 mil reais por meio de recursos do referido Edital Elisabete Anderle, os quais foram utilizados na elaboração do projeto arquitetônico de restauração do Castelinho.

A Secretária pontua que após a primeira conquista, o município iniciou a busca de recursos para a efetiva restauração do Museu, cadastrando projetos e contatando os governos estadual e federal.

Ela destaca que no mês de Outubro de 2019, o projeto foi contemplado com o valor de R$ 100 mil reais para início da restauração. A primeira etapa irá contemplar a restauração da cobertura do prédio, bem como a reconstituição de rebocos e trincas.

Gabriela informa que após a assinatura do contrato com a Fundação Catarinense de Cultura, a documentação será encaminhada para licitação e posterior execução das obras.

Para o Prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch, a conquista deste projeto é um mérito de toda  a administração municipal, que desde 2014, quando o Castelinho passou a ser de responsabilidade do município, vem realizando diversos investimentos no local, incluindo a revitalização interna do prédio, instalações elétricas e capacitações de funcionários.