Treze Tílias – Confirmado segundo foco de larvas do mosquito da Dengue

A secretaria de saúde de Treze Tílias confirmou na última sexta-feira (6), o segundo foco de larvas do mosquito aedes aegypti, dessa vez em uma residência do Bairro Jardim das Flores.

 

O foco foi localizado durante trabalho do Programa de Controle à Dengue, realizado pelas agentes comunitárias de saúde e pelo agente de combate a endemias, que inclui a Delimitação de Foco e a varredura e verificação de todos os imóveis num raio de 300 metros a partir do foco.

 

Conforme o agente de combate a endemias, Ronaldo Silva, o trabalho com visitas a todas as residências segue nesta semana, a partir também do novo foco localizado, com o objetivo de orientar a população e também identificar os pontos de maior risco para a comunidade.

 

Ronaldo explica que os locais mais preocupantes são obras em andamento, onde são deixados baldes e tambores, além de caixas d’água e recipientes diversos nas residências, pratinhos em vasos de plantas, pneus e lixos diversos.

 

Mesmo não existindo casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zica Vírus), o alerta é para que a população de toda a cidade faça a limpeza de edificações e terrenos para evitar o risco de infestação do mosquito.

 

O agente de endemias Ronaldo Silva reitera que é muito importante que a população colabore e contribua para que o mosquito não se prolifere na cidade, bem como a compreensão com os agentes durante suas visitas nas residências.