O CORONAVÍRUS é uma realidade, mas a DENGUE TAMBÉM É.

O município de Treze Tílias registrou nesta segunda-feira, 21 de dezembro de 2020 o 4º foco do mosquito Aedes aegypti. Após a atividade de monitoramento semanal do Programa de Controle da Dengue (PCD), foi identificado larvas em uma das armadilhas (ARM), que foram coletadas e enviadas para análise no laboratório na Gerência Regional de Saúde (GERSA). Além dessa amostra, outras quatros também haviam sido encaminhadas, mas apenas um dos resultados deram positivo. Em seguida, será dará ínicio um trabalho de Delimitação de Foco (DF) pelos Agente Comunitários de Saúde (ACS) e o Agente de Combate as Endêmias (ACE), a partir do registro em um raio de 300 metros, onde serão vistoriados todos os imóveis públicos e privados para localizar possíveis novos focos e assim serem eliminados.

Agora com a chegada do verão, os mosquitos começam a surgir com mais frequência, por isso devemos evitar o acumulo de água, principalmente nas residências. Aproveite esse período de quarentena e limpe seu imóvel e deixe seu ambiente familiar livre de doenças.

O controle ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é simples e fácil, basta que todos colaborem e ajudem na prevenção a doenças eliminando todos os recipientes com água parada, em terrenos baldios, vasos de plantas, caixas d’água, pneus, lajes, entulhos e calhas. A melhor forma de evitar é se conscientizar e ajudar no combate.