FIESC Promove Reunião com Empresários de Treze Tílias

Aconteceu neste dia 11 de junho de 2010, nas dependência do Restaurante Edelweiss, uma reunião promovida pelo Sistema FIESC, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O evento contou com uma boa participação dos empresários de Treze Tílias e também da cidade vizinha Ibicaré, além do Prefeito Municipal, Vereadores e demais representantes da sociedade. Representando a FIESC, estavam o Sr. Anselmo Zanellato, Vice Presidente do Sistema FIESC – Regional Centro-Oeste, Claudemir Bonatto, Diretor do SENAI Unidade de Luzerna, Luiz Carlos Bondicz, Gerente Regional do SESI e Gisele N. Ferreira, Representante do IEL Joaçaba.

O Sistema FIESC tem por objetivo fortalecer a indústria catarinense. Mantido pelas empresas do setor e administrado com os mesmos critérios de excelência aplicados na gestão das melhores companhias privadas. É composto por cinco entidades, com missões específicas; Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Serviço Social da Indústria (SESI/SC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), Centro das Indústrias de Santa Catarina (CIESC) e Instituto Euvaldo Lod (IEL/SC).

Na ocasião a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias, contou como chegou até a FIESC e se colocou a disposição dos empresários. O Vice Presidente da FIESC – Região Centro-Oeste, também falou da importância de aproximar o Sistema das Indústrias e que em Treze Tílias este trabalho está sendo iniciado, para que no futuro, renda bons frutos.

O Gerente Regional do SESI/SC trouxe informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Instituição. O SESI/SC é dividido em 11 regiões no estado, conta com 4.554 colaboradores, 220 estagiários, 37 escolas, 195 unidades do EJA, 8 Policlínicas, 51 consultórios médicos, 35 consultórios odontológicos, 1 estádio de futebol, 10 academias, 80 farmácias, além de Restaurantes Industriais. Atende trabalhadores em 40 tipos de serviços nas áreas de saúde, lazer, educação, farmácias e alimentação, além de apoiar as empresas no desenvolvimento de programas de responsabilidade social.

O Diretor do SENAI Luzerna, também falou da importância da escola para a região. Com 40 anos de atuação, o SENAI Luzerna conta com 100 funcionários, cerca de 800 alunos, onde destes, 350 estudam gratuitamente pelo Programa Aprendizagem Industrial. Possui conceito 3 pelo MEC e oferece dois cursos de Ensino Superior. O Diretor falou sobre a nova unidade do SENAI, que em breve estará instalada em Joaçaba. Terá 3.000 metros quadrados de área construída e atenderá especificamente o setor metal mecânico.

O SENAI/SC possui 35 escolas, atende aproximadamente 25 paises com serviços de assessoria e consultoria e recentemente participou da Olimpíada do Conhecimento, onde um aluno conquistou a medalha de bronze nacional em AutoCad. O objetivo da Instituição é ser um amortecedor social através do Programa Jovem Aprendiz.

Gisele N. Ferreira, representante do IEL/SC também fez suas colocações sobre o Instituto que é responsável pela articulação entre indústrias e centros de ensino e pesquisa e agencias de fomento.entre os produtos oferecidos pela entidade, destacam-se metodologias que incentivam a competitividade nas organizações, como o Benchmarking Industrial, o Estágio Responsável e a Gestão Integrada da Inovação.

Ao final, foram feitas perguntas referentes aos assuntos abordados e depois todos foram agraciados com um Rodízio de Pizza oferecido pelo Sistemas FIESC.

Fonte: Departamento de Comunicação – Prefeitura Municipal de Treze Tílias