Maestro e Compositor Austríaco promove curso intensivo de música em Treze Tílias

Em 1981 o senhor Bernardo Moser, em viagem a Áustria, conheceu o Senhor Adi Rinner com quem fez amizade e trocaram idéias e informações sobre música. A partir desta data, o senhor Adi Rinner passou a enviar notas musicais para o senhor Bernardo que ensinava e comandava os músicos da Banda dos Tiroleses.

Em 1996 Adi Rinner esteve em Treze Tílias, com sua esposa, onde foi recepcionado pela Banda dos Tiroleses tocando uma marcha de sua autoria. Ele ficou tão emocionado e honrado com a homenagem que se propôs a ensinar a Banda dos Tiroleses no aprendizado das notas musicais alpinas, pois no Brasil, não existia nem um Maestro ou profissional que conhece este estilo musical.

Em 1999, Adi Rinner esteve em Treze Tílias para ministrar o primeiro curso intensivo para os músicos da Banda dos Tiroleses.

Neste ano,  o Maestro está ministrando o 7º curso em Treze Tílias para os músicos da Banda dos Tiroleses e o 1º Curso para a Banda Estudantil Municipal de Treze Tílias, com o compromisso de retornar.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Treze Tílias, Adi Rinner frisou a importância da implantação da Escola de Música em Treze Tílias e o incentivo que a Administração Pública dá a este setor. Foi através do contato com Adi Rinner e a Banda dos Tiroleses, que a Maestrina Maira Ana Kandler teve a chance de fazer uma especialização na Escola de Música de Schwaz, onde aprendeu a tocar vários instrumentos de sopro. No período que esteve na Áustria, Maira se hospedou na casa da família Rinner e retornando ao Brasil, pôde ajudar as crianças trezetilienses a conhecer a cultura musical austríaca.

Adi Rinner afirma que a questão financeira não tem relevância quando ele vem ao Brasil dar o curso, porque o que importa é o aprendizado que ele pode passar aos músicos.

O curso acontece a tarde e a noite e a metodologia usada é totalmente inovadora: no período da tarde, os aprendizes ensaiam em grupos pequenos e individualmente e a noite fazem o ensaio coletivo e ouvem o resultado.

As notas musicais que Adi Rinner está ensinando são todas escritas por ele com exceção de “Amazing Grace” que ele compôs o arranjo musical para instrumentos de sopro e “Uma Viagem para a América” que ele também fez o arranjo.

O Maestro se comunica com os alunos em alemão, mas ele arranha algumas palavras em espanhol para facilitar.

“Neste grupo existem músicos que tem grandes chances e potencial, com uma boa orientação,  de se tornarem grandes músicos,” afirma Adi Rinner. Ele acredita “que quem toca algum instrumento musical não tem tempo para coisas negativas como drogas ou criminalidade porque na época em que começam a ter contato com tudo isso, eles estão ensaiando.”

Outra coisa positiva que o curso intensivo está trazendo é a ajuda mútua e troca de informações entre os músicos.

A Prefeitura Municipal de Treze Tílias encaminhou um projeto para aquisição de mais instrumentos para a Banda dos Tiroleses, o que dará a oportunidades para os músicos da Banda Estudantil ingressar na Banda dos Tiroleses.

O músico está hospedado no Hotel Dreizehnlinden onde afirma “estar muito bem acomodado.”

O resultado de todo o curso poderá ser apreciado por toda a população de Treze Tílias e região, no sábado, dia 16, a partir das 21h:00min na SOCAP, em um concerto de encerramento que reunirá os músicos da Banda dos Tiroleses e as crianças e adolescentes da Banda Estudantil, apresentando um repertório de músicas alpinas conhecidas pelos trezetilienses.

“O entusiasmo das crianças da Banda Estudantil em participar do curso é muito gratificante para mim. É como se eu estivesse vendo o meu maior sonho se realizar” encerrou Adi Rinner, muito simpático e sorridente.