Treze Tílias recebe TV da Áustria que irá gravar um documentário

Está na cidade de Treze Tílias a equipe do Programa Die Wildschönau – ein Tal auf zwei Kontinenten – Wildschönau – Um Vale em Dois Continentes – para a captação de imagens que irão ilustrar esse documentário.

A idéia deste documentário surgiu após muitas discussões conjuntas entre o diretor Peter Landstofer e o Cienastra Toni Silberberger.

O Documentário irá começar com uma missa nas montanhas, em uma altitude de 2.216 metros, no Gressenstein!  Peter Landstorfer um Wildschönauer de coração nascido em Munique é diretor de teatro e trabalhou por muitos anos na Baviera como radialista. Não será a primeira vez que ele estará no palco. 

Peter Landstorfer já escreveu duas peças de Teatro sobre Wildschönau. Uma se chama “Treze Tílias – Esperança” e a outra peça sobre Andreas Hofer – símbolo da defesa da cultura tirolesa “ Esperança da terra de Hofer” As duas peças são um grande sucesso.

“Com este documentário, um sonho de vários anos será realizado”, diz Peter Landstorfer.  “Eu conheço Wildschönau – no Tirol – desde muito pequeno e me alegra muito poder mostrar o meu segundo lar de uma forma totalmente diferente”

Eles irão mostrar como começou a história legislativa e também personalidades de Wilschönau, como Andreas Thaler, como o começou o turismo no vale, os agricultores das montanha e  as pastagens alpinas.

Um foco especial será direcionado a Treze Tílias, onde moram o Sr. João e Hilda Klotz, Proprietários do Hotel Tirol. Um integrante da equipe já esteve várias vezes em Treze Tílias e já conhecia o casal, por isso eles foram até as montanhas de Wildschönau, onde João e Hilda estão passando uma temporada, para discutir a vinda à Treze Tílias em detalhes.

Eles defendem que não só a atividade turística desempenha um papel importante para o desenvolvimento do turismo, mas também as grandes indústrias e a agricultura.

Outra coisa conhecida nacionalmente de Treze Tílias e que a equipe irá focar, é o fato de Treze Tílias ser a Capital Catarinense dos Escultores e da Escultura em Madeira e também os grupos folclóricos que mantem até hoje a cultura austríaca.

O Filme terá uma duração de 45 minutos e deve ir ao ar em outubro de 2010.

O Documentário será transmitida na TV Austríaca ORF e também na TV da Baviera – Alemanha. A equipe ficará em Treze Tílias até o dia 30 de agosto.