Município de Treze Tílias realiza gratuitamente exames de eletrocardiograma através da Telemedicina

A Telemedicina em Santa Catarina nasceu com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a seus exames. Através da Telemedicina, pela internet, é possível acessar ou enviar exames e emitir laudos à distância.

Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Cyclops, do Departamento de Informática e Estatística, do Centro Tecnológico da UFSC.

O governo catarinense se interessou pela iniciativa e, no ano de 2005, começou um projeto piloto chamado Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM).

A primeira cidade a ser integrada à rede foi Quilombo, no oeste do Estado.

Lá, foi instalado um equipamento de eletrocardiograma e os exames realizados eram enviados para o Portal de Telemedicina.

Em Florianópolis, os médicos especialistas emitiam o laudo. A partir deste piloto, com investimentos do governo do Estado, a RCTM se expandiu e atualmente está disponível em quase 90% dos municípios catarinenses.

A Telemedicina provém a acessibilidade e através de um sistema que está na internet (Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde – STT), é possível:

– Acesso do paciente: de posse do protocolo que lhe foi entregue no ato da realização do exame, o paciente pode ter acesso tanto ao exame quanto ao respectivo laudo, basta para isso seguir os passos informados no próprio protocolo;
Para profissionais de saúde previamente cadastrados que possuem usuário e senha no STT, é possível o acesso:

– Médico requisitante: o médico que solicita um exame para seu paciente. Neste caso o médico pode ter acesso ao exame que requisitou e, assim, mesmo antes do laudo, ter mais informações para melhor atender seus pacientes;

– Medico executor: os médicos especialistas têm acesso para executarem laudos das diversas modalidades de exames que o sistema oferece;

– Profissionais de saúde: todo o profissional que realiza exames tem acesso tanto aos exames quanto aos laudos de seu setor sempre que necessário.

A Secretaria de Saúde de Treze Tílias aderiu ao programa, onde é realizado os exames de eletrocardiograma por profissional treinado, onde os laudos são emitidos pelos cardiologistas da Telemedicina.

 

Esses exames são realizados no hospital da cidade.

 

Para ser atendido, o munícipe deve ter em mãos uma solicitação do seu médico. Cada exame custa em torno de R$ 100,00 nos meios particulares, e agora estará sendo oferecido gratuitamente através do Telemedicina.