Feriado prolongado e Feira de Manifestações Artesanais, Culturais e Gastronômicas movimentam a cidade de Treze Tílias

 

Feriado prolongado e Feira de Manifestações Artesanais, Culturais e Gastronômicas movimentam a cidade de Treze Tílias

Entre os dias 23 a 26 de junho, a Secretaria de Turismo, Industria e Comércio em parceria com a ASTURTLIAS e o CRAS, promoveram a Feira de Manifestações Artesanais, Culturais e Gastronômicas de Treze Tílias. Um evento para valorizar a produção artesanal, que é muito presente no município, expressar a cultura artística através de inúmeros grupos e mostrar a gastronomia que é apreciada por todos.

Aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi, o evento trouxe uma programação variada. A abertura no dia 23, contou com apresentação da Banda dos Tiroleses, coral Tiroler Echo e publico presente.

Durante a Feira, aconteceram oficinas de arte, gastronomia e esculturas em balões e maquiagem facial. A artista plástica Ingrid Thaler ministrou as oficinas de artes, onde ensinou trabalhos manuais com argila. As oficinas de gastronomia foram ministradas por chefes de cozinha e cozinheiros da cidade, que ensinaram receitas de pratos típicos austríacos como knödel, Gulasche e Scheiterhaufen.

No âmbito da música, Treze Tílias mais uma vez procurou incentivar os novos talentos. Durante a Feira, vários jovens tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos para o publico presente. Rock, sertanejo, gaúcho, enfim, todos os estilos de musica que fazem parte de uma cidade.

Na sexta-feira, aconteceu a exibição do documentário "Vida em Tronco", que foi um dos 40 ganhadores do concurso "Revelando os Brasis", de autoria da trezetíliense Keila Zanatto. O documentário exibido em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro relatou o trabalho dos escultores de Treze Tílias sobre a arte sacra, arte moderna, obras gigantescas e miniaturas, todos artistas que  relatam suas experiências e contam os passos do trabalho, desde a preparação da madeira até o acabamento. a historia faz parte do circuito dos ganhadores do concurso, que é patrocinado pela Petrobras.

Segundo a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o evento superou as expectativas, tanto que a cidade esteve lotada no feriado e os visitantes tiveram mais uma oportunidade de interagir com os artistas trezetilienses. Quanto à exibição do documentário "Vida em Tronco", a Secretaria parabeniza a autora Keila Zanatto, e salienta que é muito importante, quando o morador da comunidade participa de atividades assim, promovendo sua cidade e todos que fazem parte dela.