Secretaria de Saúde de Treze Tílias alerta para doenças comuns no inverno

De acordo com a Secretaria de Saúde de Treze Tílias, as doenças mais comuns do inverno que acometem todo o tipo de pessoa desde crianças, adultos e idosos, são: resfriados, gripes, pneumonias, alergias e amigdalites. As gripes e pneumonias são causadas por vírus e bactérias, já as reações alérgicas, como a rinite, são causadas geralmente por ácaros.

As incidências aumentam no inverno, quando as pessoas mudam os seus hábitos, mantendo a casa e ambiente de trabalho mais fechado, bebendo menos líquidos e praticando menos atividades físicas. Esses são alguns dos fatores que favorecem o aparecimento de problemas respiratórios.

A equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de Treze Tílias informa que pequenas mudanças de hábitos podem ajudar a prevenir estes problemas respiratórios. São eles: manter o local de trabalho e casa arejados, lavar as mãos com mais frequência, ingerir mais líquidos para manter as mucosas úmidas e auxiliar na barreira contra os microrganismos, alimentar-se corretamente e praticar atividades físicas para manter uma boa imunidade, receber a vacina da gripe, de preferência antes do inverno e lavar as roupas em dias de sol, evitando deixa-las molhadas por vários dias, favorecendo a proliferação de fungos.

Mais dúvidas podem ser encaminhadas aos profissionais da Secretaria de Saúde de Treze Tílias. O atendimento da Secretaria é das 07h30 às 11h30, 13h30 as 17h30 e das 17h30 às 21h30. Os demais horários são exclusivos para atendimentos de urgência e emergência.