28 de Outubro, Um Dia Animado – e Diferente – em Treze Tílias

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação foi celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. Ontem, 28 de outubro, às 19h30, houve exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira. O “Dia Internacional da Animação” também aconteceu em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.  

A Mostra Nacional 2010 contou com a exibição de curtas metragens como “Tromba Trem – O estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como comer um elefante”, de Jansen Raveira e “Eu queria ser um monstro”, de Marão (RJ); “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; “Quando as cores somem”, de Luciano Lagares (SP), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal); “Kensho”, de Daniel Kang (EUA); “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia) e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito).

Durante o dia, foi realizada em Treze Tílias a Mostra Infantil de Animação, onde  crianças de Pré-escolar, 1º e 2º ano das Escolas Municipais e Estadual tiveram a oportunidade de assistir filmes animados e depois participarem de atividades para a interpretação das histórias. Foi criado o Mural da Animação onde os desenhos criados pelos alunos foram expostos. Os alunos também aprenderam a cantar as músicas dos filmes além de comerem pipoca. Na avaliação do professores que acompanharam os alunos, está foi uma atividade diferente e muito proveitosa, pois além de modificar a rotina da sala de aula, ainda despertaram a imaginação.

A noite aconteceu a Mostra Nacional e Internacional onde foi possível mostrar a comunidade trezetiliense os filmes de animação disposníveis.