Tirolerfest 2011 – A melodia dos Alpes no Tirol Brasileiro

A cidade mais austríaca do Brasil se enche de alegria nesta época para receber com muito carinho os seus visitantes. A Festa da Imigração Austríaca, Tirolerfest, lembra a chegada dos bravos imigrantes que vieram da Áustria. Ao longo dos anos, a festa tornou-se a vitrine para o turismo de Treze Tílias e se destaca entre as festas de Outubro no Estado de Santa Catarina.

De 07 a 16 de Outubro a Tirolerfest 2011 irá contagiar toda a região. Serão 10 dias de muita festa em comemoração ao 78ª aniversário da Imigração Austríaca.

O evento desse ano promete superar as expectativas de público, que se concentra para assistir às inúmeras apresentações culturais, desfiles históricos e bandas, além de aproveitar a gastronomia típica e muito chopp.

Como grande símbolo da imigração austríaca no município, está a Banda dos Tiroleses, que tem sua história intrinsecamente ligada à de Treze Tílias.

Em 1933, na vinda do primeiro grupo de imigrantes, foi providenciado, antes mesmo do embarque, para que todos aqueles que tocavam em bandas trouxessem junto seus instrumentos musicais, para se dar continuidade à preservação da música. Já em alto mar os instrumentos foram desempacotados e começaram os ensaios. A primeira apresentação oficial da pequena banda foi na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro, quando o então embaixador da Áustria no Brasil, veio saudar o navio e foi recepcionado com música. A partir daí a banda nunca interrompeu suas atividades, tendo atualmente 55 músicos.

É a partir de todo esse contexto histórico que se originou o tema para a Tirolerfest 2011: a Música, que irá representar toda cultura e tradição da cidade. O slogan "A melodia dos Alpes no Tirol Brasileiro" traz à tona a representação maior da cultura, vinda do Tirol e continuada até hoje naquele que é considerado o Tirol Brasileiro.

A abertura acontece na sexta-feira, dia 07, às 20h30min com desfile da Banda dos Tiroleses, Grupos Folclóricos, Corais, Bierwagen, pronunciamento de autoridades, apresentação da Miss Turismo, Rainha da Tirolerfest, Princesas e Mascotes e shows de música típica.

Treze Tílias recebeu Convenio com o FUNTURISMO, através da Secretaria Regional de Joaçaba no valor de R$ 50.000,00 para ajudar nos custos da festa.

A Tirolerfest 2011 também contará com espaços para ações sociais. Temas como a drogadição e respeito no trânsito serão evidenciados durante a festa.

De 07 a 16 de Outubro, a melodia dos alpes estará no Tirol Brasileiro. Venha para a Tirolerfest 2011, 78 anos da Imigração Austríaca.

Muita música, chopp, comidas típicas, apresentações culturais e desfiles históricos. Tirolerfest 2011, feliz em encontrar você.