Lançado o livro 75 anos de Dreizehnlinden – Treze Tílias

Autoridades regionais, comunidade e patrocinadores prestigiaram, na última sexta-feira (23), a solenidade de lançamento da primeira edição traduzida, do Livro 75 anos de DREIZEHNLINDEN Treze Tílias. A obra foi viabilizada através do Ministério Cultura, pela Lei Rouanet e com empenho particular da Cônsul Honorária da Áustria, Anna Lindner Von Pichler. São quatrocentas páginas e centenas de fotos sobre o decisivo momento da vinda de austríacos para o Brasil, cujo plano de emigração foi concebido e liderado pelo Ministro da Agricultura da Áustria, Andréas Thaler, destacando As informações antecedem ao dia 13 de outubro de 1933, quando os primeiros imigrantes austríacos chegaram a Treze Tílias, que ainda pertencia ao município de Joaçaba.

Em seu discurso, a Cônsul Anna Lindner destacou que o trabalho literário teve inicio em 1991. "Naquela ocasião, a estudante de agronomia Mônica Rampl, da Áustria, veio para Treze Tílias fazer um estágio em propriedades rurais do município. Na Áustria, com apoio do consulado, Mônica utilizou a pesquisa em um trabalho acadêmico, com ajuda de colegas de faculdade, Martin Reiter e Andréas Humer, que também já haviam pesquisado sobre a imigração em Viena e em Innsbruck, capital do Tirol. Juntos escreveram o primeiro livro, que, em 1993, foi trazido a Treze Tílias pelo Governador do Estado do Tirol, Dr. Alois Partl. Uma segunda edição chegou em 2008 com mais informações. Aquele segundo livro é que ganhou esta nova versão. Porque, ao recebê-lo, imaginei que seria importante traduzi-lo para o português, já que obras foram escritas em alemão. Além da tradução, ampliamos o livro com outras 60 páginas, com anuência dos autores austríacos. Foram 3 anos de muita dedicação, com incansável profissionalismo da equipe da Vale Visare e diversos colaboradores. O resultado final não poderia ser  mais gratificante." Enfatizou Anna Lindner.

O prefeito Romeu Rabuski citou a importância do resgate histórico de seu município e agradeceu a atuação da Cônsul Anna Lindner, cuja determinação e credibilidade tornaram possível este grande projeto de incentivo à cultura. O deputado estadual Romildo Titon frisou: "poucas cidades brasileiras tem um registro histórico com esta qualidade:" Representando o Governo do Estado, o Secretário Regional, Jair Lorenzetti disse: "é um exemplo digno de uma cidade como Treze Tílias, onde as tradições estão incorporadas na rotina dos seus habitantes."

O evento foi abrilhantado pela Banda dos Tiroleses, que também foi agraciada com um exemplar do livro.

O município de Treze Tílias está completando 78 anos, mas o livro trata da história até o ano de 2008, por isso o título: 75 anos de DREIZEHNLINDEN Treze Tílias.

Prestigiaram o lançamento, as seguintes autoridades:

Romeu Luiz Rabuski, Prefeito Municipal de Treze Tílias

Vilibaldo Schmidt, prefeito de Campos Novos

João Leismann, prefeito em exercício de Arroio Trinta

Rafael Laske, prefeito de Joaçaba

Jair Lorenzetti, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba

Edemar Gruber, juiz de Direito da Comarca de Joaçaba

Alexandre Ditrich Buhr, Juiz de Direito da Comarca de Joaçaba

Jorge Eduardo Hoffmann, Promotor de Justiça de Joaçaba

Romildo Titon, Deputado Estadual

Tarso Dresch, Presidente da Socap

Pedro Cauza, Vereador de Treze Tílias

Euclides Brandalise, Vereador de Treze Tílias

Antônio Luiz de Miranda, Membro do Conselho de Turismo de SC

Dirlei Barbieiri Rofner, Secretária de Turismo de Treze Tílias (representando colegiado)

Rudi Howeiller, ex-prefeito de Treze Tílias

Afonso Dresch, ex-prefeito de Treze Tílias

Antonio Carlos Pereira, presidente da Scajho – Joaçaba

Jorge Dresch, ex-Secretário de Des. Regional

Nereu Lopes de Lima – Diretor da Tropical FM – Vice-presidente da Acaert

Jaime Telles, Diretor de Turismo de Joaçaba (Mestre de Cerimônia)

Ficha Técnica do Livro:

Autores: Martin Reiter, Monika Osl e Andreas Humer

Tradução: Vera Barcow

Prefácio: Anna Lindner von Pichler

Revisão: Maria Tereza de Queiroz Piacentini

Elaboração Bibliográfica: Edna Maria Cavichioli

Páginas adicionais (60): Anna Lindner von Pichler

Diagramação e impressão Vale Visare

Projeto de Lei de incentivo à Cultura, Governo Federal – MinC

Proponente: Socap, Sociedade Cultural e Artística Papuan

Patrocinadores (Lei Rouanet):

Hisa Weg de Joaçaba

Tractebel Energia S.A.

BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul

Elevacar – Elevadores Mecânicos Ltda.

Sherer S.A. Comercio de Auto Peças

Fiorelo Pegoraro & Filhos Ltda.

Baterias Pioneiro

Lacticinios Tirol Ltda.